segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Os (10+1) grandes erros da Humanidade...

Os (10+1) grandes erros da Humanidade...

Começo por felicita-los, pela nova abrangência que tentam imprimir ao levantar questões clássicos da história da Humanidade, aliás bem evidente na nota introdutória da crónica em questão. Parabéns, porque também se denota que questionam numa outra perspectiva “...como se explica que os anais da humanidade estejam escrito a sangue de vítimas inocentes?” Isto tudo para dizer ou melhor escrever em duas frases que não desgostei da crónica e felicito-os por esta nova revista.
A grande questão e o motivo humilde desta mensagem é tão só questiona-los em relação ao que considero, desastrada cegueira, post factum, que persiste em relação a uma das paginas mais vã e cruel da história da Humanidade que foi a Escravatura. Só a titulo de exemplo faz com que o Brasil seja o segundo país com maior número de população negra sendo ultrapassado só por um país do continente africano neste caso a Nigéria. Vem isto a propósito pela opção que tomei, para formular as seguintes questões ao cronista dos 10 grandes erros da Humanidade; aqui vai:

Será que a Escravatura não foi um dos decadentes roles de Erros da Humanidade?
Será que a par da Inquisição o tráfico negreiro no Atlântico não é uma mancha na História da Humanidade?
Será que é menos doloroso do que Holocausto aquilo que hoje se vive na “terra prometida”?

Cada vez tenho menos dúvidas(se aceitar a minha opinião) que a solução mais cómoda por vezes quando se abordam questões como erros e pecados, seja a de tentar apagar ou melhor branquear com casos outros também atrozes, como é o caso do 4º Grande Erro da Humanidade segundo a vossa crónica que foi o Apartheid que considera aliás como “ A nova inquisição”...
Termino esta pequena mensagem sugerindo humildemente que para além dos dez erros se possa acrescentar mais um, e neste caso seria a Escravatura e, se me permite a “liberdade” o número onze não fica atrás do dez em termos de estética!
Crítica feita a revista, Prespestiva editada em Junho...

Nenhum comentário: