quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Discriminação Kamufladado...


Discriminação Kamufladado...



Until the philosophy which hold one race

Superior and another inferioris

finally and permanently discredited and abandoned

Everywhere is war, me say war.

That until there are no longer first classand second class

citizens af any nation

Until the color of a man's skin

is of no more significance than the color of his eyes

Me say war.
Musica (War)
Bob Marley

Começo por afirmar, que considero que levei muito tempo a reagir. Fui tendo aquelas confrontações, que varias vezes me assaltam quando denoto e vejo situações discriminatórias em Portugal. Foi perante a dualidade destas reacções que me vão acompanhando no meu “living in Portugal” que é o “deixar estar” e “não deixe estar” que ontem por um a caso ouvi no rádio o lendário músico jamaicano Bob Marley com esta canção que tomei a liberdade de escrever dois estrofes na abertura desta minha humilde opinião...War...

Tenho acompanhado com religiosidade o vosso apontamento semanal, as razões dessa fidelidade prende-se, fundamentalmente por ter em mãos a responsabilidade de “educar” e “orienta” o crescimento de dois rapazes que são os meus filhos(Remna(3 anos) e Heric( 9 meses)...

E foi com algum espanto e, insatisfação, que dei conta que na vossa rubrica desta semana, ao falar da discriminação omitiram a racial(sem minimizar ou menosprezar as que foram abordados) num Portugal do século XXI com características cada vez mais acentuado, de um país de acolhimento e multicultural...

Se me permitem, na minha perspectiva perdeu-se, uma boa oportunidade de abordar e confrontar a população portuguesa, com uma duas questões de extrema relevância, a diversidade e a tolerância que deve existir para que se consolide uma sociedade cada vez mais aberta e saudável...Tratando-se sobretudo de crianças essa oportunidade é a dobrar, visto até que uma das crianças intervenientes nas questões, falou sobre o assunto, e da parte das respostas e aconselhamentos não houve nenhum feedback...

Que Deus, Alá, Buda e etc... continue abençoar, as crianças de todo o Mundo, e aproveito para partilhar, com a vossa opinião, de que são os seres mais amáveis e dóceis desta aldeia global, quando bem “regadas” e “orientadas”...

Aproveito no entanto para agradecer o tempo que foi doado por quem teve a amabilidade de ler esta humilde opinião...O meu obrigado...


Artigo escrito para o site do programa da TV SIC "Livro de Reclamações"

Nenhum comentário: